• Actus

Segredos para deixar o seu currículo mais atraente

Atualizado: 7 de Jul de 2020

É preciso ter conhecimento, disposição e habilidades modeladas para se diferenciar da concorrência .


Conseguir expor no currículo exatamente o que as empresas esperam de nós pode ser uma tarefa ainda mais difícil do que encontrar uma vaga de emprego adequada em catálogos de jornais, Linkedin e outras redes sociais. A dificuldade de encontrar uma vaga e de ser contratado pode causar um efeito de angústia na vida de qualquer pessoa e é por isso que escrevo este texto, para te orientar como melhorar seu currículo.


Sabemos que investir na qualificação profissional e ter um documento apresentável é primordial para que você se destaque quando concorrer a uma vaga, mas você pode me perguntar:

"Como mostrar meu diferencial para os meus recrutadores? E se eu não tiver nenhuma experiência? O que eu faço?"

Ao montar um currículo, é preciso lançar mão de recursos criativos, sofisticados e precisos, somente assim é possível se diferenciar da concorrência. Vamos deixar claro que aqui o mais é MENOS. ;)

A captação de profissionais não é igual para todas as funções. O famoso QI ( quem indica) ainda é o recrutador mais forte na nossa sociedade, mas, ainda assim, o currículo continua sendo importantíssimo para a apresentação de qualquer profissional. Ele é um documento que deve conter informações claras, sucintas e básicas.


Ao montá-lo, tenha em mente as perguntas a seguir: Como as pessoas se apresentam na minha área profissional? O que o recrutador gostaria de saber sobre mim? Como posso mostrar que sou a pessoa ideal para a vaga?


A montagem desse documento deve ser personalizada e formal.

"Como assim? isso parece confuso!"

Digo personalizada porque os itens do currículo (dados pessoais, objetivos, experiência e vivências) devem representar e caracterizar exatamente a pessoa e o profissional como ele deve ser, como você é.


A maneira como você apresenta as informações pode tirar sua chance de conseguir a vaga. Um recrutador olha em média de 100 a 300 currículos por dia. Ele precisa captar a essência das informações que estão ali rapidamente, por isso, as leis básicas para um bom currículo são: Coerência nas informações, Síntese e ORDEM. Quanto melhor for a sua descrição da informação, mais você irá se destacar.

E lembre-se: Descrever a informação não é fazer uma redação.

Agora sobre a parte formal do currículo. Este documento tem uma estrutura fixa e padrão. Para que compreenda melhor, vou deixar um currículo modelo aqui. Observe que ele é todo recuado à esquerda, com separação de conteúdo e as informações são sucintas e claras. Quando montamos o currículo desta forma, o recrutador tem mais facilidade para ler as informações de um jeito rápido. Ao ler o currículo, o recrutador não espera encontrar detalhes sobre sua vida, ele quer informações que indiquem que você está apto para disputar a vaga, ou seja, que é um candidato adequado o perfil que a empresa pede/procura.

E é aqui que está a dica infalível!


Todo currículo deve ser personalizado ( bem descrito) para que esteja de acordo com a vaga concorrida e com seu objetivo profissional. São os currículos que expressam sua experiência, seu sonho profissional, suas aptidões e a proximidade com a vaga pleiteada. Você não deve fazer um currículo único para todas as empresas, é essencial saber exatamente para quem você irá mandar esse documento e personalizá-lo. Busque informações sobre as competências inerentes ao cargo, estude antes sobre a empresa e personalize sua apresentação pessoal inserindo no texto características e habilidades suas que sejam relevantes para a função almejada.

A importância do currículo não começa ao pegar o diploma da graduação! A maior rede de captação de profissionais, o Linkedin, estrutura sua plataforma para que seus integrantes interajam e criem a sua jornada profissional em seu currículo online desde a graduação. Tudo isso para que o profissional consiga se destacar e que os recrutadores conheçam de fato a jornada estudantil e profissional dos seus candidatos.

Uma sugestão que eu dou para os meus clientes estudantes é: comece a montar o seu currículo na graduação!


Você já está inserido no mercado de trabalho! Publique artigos, resenhas, experiências de voluntariado, estágio e tudo que possa colaborar com a visibilidade sua carreira profissional. O mundo online possibilita uma maior expressão e estar visível na maior rede de captação (Linkedin) pode te ajudar a se destacar dos seus concorrentes que apenas enviam currículos via papel e sem personalização.

É verdade que a maioria dos profissionais passam dificuldades na inserção no mercado de trabalho,contudo, isso é solucionável. Espero ter contribuído com a elaboração do seu currículo e que tenha sucesso em sua vida profissional. A quarta revolução industrial, a que vivemos hoje, nos ensinou que a nossa vida não é fragmentada por períodos ou etapas. Nossa vida é fluida e estamos em constante construção! É preciso entender isso para compreendermos o nosso labor. Nosso currículo não deve ser apenas para achar um emprego, ele deve contar, de forma resumida, quem somos naquele tempo, naquele lugar e quem desejamos ser para aquela empresa/empregador. Ele deve mostrar a construção de quem somos e os caminhos que percorremos até então.

E ai gostou? Quer ajuda para contar a sua história nos seus currículos?

Espero que isso os oriente.


60 visualizações0 comentário

Entre em Contato

Navegue

Onde Estamos

Fale Conosco

E-mail: contato@actusprofissional.com.br

Whatsapp: 27 99997-7750

Endereço: Rua Castro Alves, Jardim Limoeiro,  Serra - ES CEP 29164-077

CNPJ 04.082.372/0001-65

Criado por Organika Mídias - 2019

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone