• Lucilvania Azeredo

Trabalhar e ter qualidade de vida, É POSSÍVEL?

Atualizado: 7 de Jul de 2020



Falar de trabalho exige de nós atenção para as mudanças que acontecem no mercado de trabalho nos últimos anos. As reestruturações sociais, as novas formas de se trabalhar, o empregador, o empregado e as exigências de um engajamento contínuo, nos leva à perspectiva de que, ter conhecimento é estar preparado para as demandas que nos são cobradas enquanto colaboradores modernos. No entanto, há imposições na jornada profissional que suscitam questionamentos: Como manter-se atualizado e atraente? O que é qualidade de vida perante essas inúmeras exigências de mercado? É possível viver correndo o tempo todo? O que é estar atualizado com tanta informação a dispor?


Se por um minuto, refletirmos sobre a perspectiva de um universo competitivo, não será difícil imaginar alguém que também esteja na maior parte do seu tempo trabalhando e, por vezes, se vendo obrigado a abrir mão de inúmeras possibilidades para se manter nesse mundo corporativo. E até mesmo, abrindo mão de coisas essenciais como saúde, horas de sono e dos momentos em família. Na necessidade de atendermos às cobranças, corremos o risco de nos tornarmos trabalhadores sem qualidade de vida e reféns do nosso trabalho ao ponto de deixarmos o que realmente nos proporciona o bem-estar físico e psicológico.


Inúmeros fatores podem influenciar nisso, como: condições financeiras, as atividades realizadas no dia-a-dia, a alimentação, os relacionamentos cultivados, as horas conectadas na tecnologia etc. E uma em especial, a cultura das organizações impondo que o estilo de vida delas deve ser o nosso também. Mas será que a nossa vida também é a vida da empresa na qual trabalhamos?


É a resposta pode ser óbvia, mas na prática, é difícil dizer não para situações assim. Essa realidade impõe ao colaborador o medo. E ele se vê obrigado adaptar-se às exigências que o amedronta a perder oportunidades e o tão desejado crescimento profissional. E, por esta perspectiva, o trabalho transforma a realidade do sujeito e o conduz a produzir mais, no entanto sob uma dor psicológica que se revela no físico com o passar dos anos. Sendo assim, a pergunta que surge é: É possível ter uma carreira de sucesso e qualidade de vida com esse mundo atual?


Qualidade de vida se apresenta como algo intrínseco a cada pessoa e é vivenciada de modo particular, não podendo ser de forma alguma, tratada aqui, de maneira engessada e imutável. Está relacionada ao bem-estar sob o olhar do sujeito em busca do que lhe garanta a satisfação pessoal e sucesso profissional.


O entendimento de que o sucesso profissional está relacionado a uma série de fatores na vida do sujeito e pode se manifestar através da conquista do trabalho com boa remuneração, status, reconhecimento profissional e realização pessoal etc. Mas é fato, para obter realização profissional é possível atrelá-la à qualidade de vida.


Como fazer isso? Trabalhar de maneira inteligente pode ser uma das estratégias utilizadas nesse processo. Trata-se de desenvolver suas habilidades, aprender a fazer escolhas, aprimorar os nossos critérios, regular as emoções diante de situações de estress, estabelecer foco, traçar objetivos, saber quem você quer ser e, principalmente, viver.


Sair do mundo virtual inatingível, exige-se de nós cada vez mais competências e constantes buscas por especializações e bom senso. Aqui vale lhe dizer que, é através da carreira profissional que surgem as possibilidades de oportunidades permitindo o indivíduo estabelecer o que é vida e o que ele compreende como qualidade. E isso exige postura de enfrentamento diante dos dilemas e desafios no nosso dia a dia.


Para isso qualquer colaborador, em qualquer nível hierárquico, necessita ampliar seu autoconhecimento e práticas que o oriente à agir perante as mudanças que ocorrem no dia a dia do mercado global. O profissional que encontra um equilíbrio de vida é considerado como o perfil de colaborador ideal para o mercado de trabalho. Todavia, quando não criamos critérios do nosso ideal e estilo de vida, nos tornamos mais um empregado a mercê de qualquer oportunidade que se diz melhor.

310 visualizações1 comentário

Entre em Contato

Navegue

Onde Estamos

Fale Conosco

E-mail: contato@actusprofissional.com.br

Whatsapp: 27 99997-7750

Endereço: Rua Castro Alves, Jardim Limoeiro,  Serra - ES CEP 29164-077

CNPJ 04.082.372/0001-65

Criado por Organika Mídias - 2019

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone